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Rio de Janeiro,07/02/2025

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Yamaha lança scooter híbrida para tentar levantar um mercado quase inexistente no Brasil

g1.globo.com
Yamaha lança scooter híbrida para tentar levantar um mercado quase inexistente no Brasil


Modelo promete economia de 12% de combustível com sistema híbrido leve. Em 2024, foram vendidas pouco mais de 7,8 mil motos eletrificadas no país, menos de 0,5% dos mais de 1,8 milhão de modelos emplacados. Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected
divulgação/Yamaha
Após anunciar uma scooter 100% elétrica para o Brasil, a Yamaha apresenta uma versão híbrida da Fluo ABS, que chega com poucas mudanças visuais e custa R$ 1,4 mil a mais devido ao sistema eletrificado.
A Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected possui algumas alterações em comparação com a versão não eletrificada. Os destaques visuais incluem um detalhe azul acima do farol, laterais alongadas para cima e carenagem com menos curvas, como o para-lama frontal, que agora tem linhas mais retas.
No sistema, há mudança no painel de instrumentos. Ele continua digital e sem tela colorida, mas reduziu a quantidade de luzes indicadoras fixas, transferindo algumas para o display. Com isso, o painel ficou mais largo e ganhou extras, como um indicador de ligação perdida no celular.
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Sistema híbrido empolga pouco
O sistema eletrificado da scooter é do tipo híbrido leve. Assim como na maioria dos carros com esse tipo de conjunto, o motor elétrico não consegue tracionar as rodas de forma independente.
Ele está acoplado a um motor monocilíndrico de 125 cilindradas com câmbio automático do tipo CVT, que recebe auxílio do sistema elétrico nas seguintes situações:
Partida;
Nas subidas;
Acelerações mais intensas;
Retomadas;
Ultrapassagens;
Quando há passageiro ou carga adicionais.
Assim como a versão sem sistema híbrido, a nova scooter possui conexão Bluetooth para enviar dados ao aplicativo no celular, como status da bateria e óleo do motor, local de estacionamento e histórico de consumo de combustível nos últimos trajetos.
O auxílio do sistema híbrido é de 0,06 kgfm, com energia captada diretamente da bateria de 12 volts, e dura apenas três segundos. Isso alivia o esforço do motor a combustão, prometendo economia de combustível.
Em comparação com a geração anterior, que não possui motor eletrificado, a redução no consumo de gasolina é de cerca de 12%.
Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected
A aposta da Yamaha é atrair consumidores e aquecer o fraco mercado de motos eletrificadas. Em 2024, foram comercializadas apenas 7.820 unidades no Brasil. Esse número representa apenas 0,42% do total de motocicletas emplacadas no ano, que passou de 1,8 milhão de unidades, segundo a Fenabrave.
No Brasil, não há concorrentes diretos para a Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected, pelo menos por enquanto. Ela compete com outros modelos de scooter a combustão, como Honda Elite, Shineray Jet 125ss EFI e Rio 125 EFI, além de modelos da própria Yamaha, como a Neo's 125.
Todas essas scooters custam bem menos que os R$ 16.690 sugeridos para a Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected, que aposta em diferenciais como o menor consumo de combustível, chave presencial e painel digital com mais informações, incluindo ícones para alertar sobre chamadas perdidas e mensagens recebidas no celular.
A Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected começa a chegar às concessionárias a partir de fevereiro.
Veja a ficha técnica da moto




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