CNU 2025: provas serão aplicadas em dois dias, e edital deve sair em julho

O 'Enem dos Concursos' chega à segunda edição, e centraliza em uma única prova diversas seleções para cargos públicos. Serão preenchidas 3.352 vagas, em 35 órgãos federais. CNU 2025 terá mais de 3 mil vagas em 35 órgãos e institutos federais; veja a lista
As provas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) serão realizadas em duas etapas, em dois dias diferentes, segundo o Ministério da Gestão. A nova edição do "Enem dos Concursos" foi anunciada nesta segunda-feira (28).
➡️ No ano passado, a avaliação foi aplicada em dois períodos, manhã e tarde, para todos os participantes.
➡️ Agora, a prova objetiva (múltipla escolha) será no dia 5 de outubro, e a prova discursiva (parte escrita) será realizada apenas pelos aprovados na primeira etapa, em 7 de dezembro.
Serão convocados para a segunda fase os candidatos classificados em até nove vezes o número de vagas de cada cargo, tanto para ampla concorrência quanto para vagas reservadas.
Segundo a ministra da Gestão, Esther Dweck, a mudança visa aperfeiçoar o processo seletivo, permitindo a realização de uma prova discursiva mais longa ou a aplicação de mais questões objetivas, se necessário.
O edital está previsto para ser publicado em julho, e os resultados do concurso devem ser divulgados em fevereiro de 2026. A banca organizadora será escolhida até meados de junho, disse a ministra.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Concursos no WhatsApp
Mais de 3 mil vagas
O CNU centraliza em uma única prova diversos concursos autorizados para a seleção de servidores públicos. Nesta edição, serão preenchidas 3.352 vagas em 35 órgãos do governo federal. (veja a lista abaixo)
No ano passado, o primeiro CNU reuniu 6.640 vagas imediatas em 21 órgãos federais, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil.
A prova inédita foi realizada por quase 1 milhão de candidatos em 228 cidades brasileiras, o maior concurso do país em número de inscritos.
Concurso da PF: veja requisitos e as funções do cargo com maior salário
Concurso da Polícia Federal tem vagas com salários de até R$ 11.070,93
COMENTÁRIOS